CERTIFICADO DE ORIGEM IMPRESSO

 

Na modalidade de emissão impressa (em papel), o usuário do sistema da Fiesp também conta com os mesmos recursos oferecidos na modalidade 100% digital. No entanto, é necessário que o usuário compareça a uma unidade de atendimento para concluir a emissão do Certificado de Origem, ou seja, autenticá-lo.


COMO EMITIR O CERTIFICADO DE ORIGEM DO TIPO IMPRESSO?

Nunca foi tão fácil emitir Certificado de Origem.

Após o cadastro no sistema emissor da Fiesp, e-COOL (www.certificadoecool.com.br), o exportador obtém o documento em apenas 3 etapas:

  1. 1

    Preenchimento da Declaração Juramentada: Cadastro do produto por meio de uma Declaração Juramentada1. Trata-se de uma exigência dos acordos comerciais. Ou seja, só deve ser preenchida para Certificados de Origem Preferenciais. Não é necessário preencher a Declaração Juramentada para o Certificado Comum (Certificado Não Preferencial);

  2. 2

    Preenchimento do Certificado de Origem: Após a aprovação da Declaração, o usuário deverá preencher o Certificado de Origem com base nos dados de sua Fatura Comercial (Commercial Invoice);

  3. 3

    Término da emissão: Após a aprovação do Certificado de Origem, a conclusão de sua emissão estará muito próxima. Apenas será necessário realizar as impressões da Declaração e do Certificado, anexar a sua Fatura Comercial e apresentar esses documentos, devidamente assinados2, no posto de atendimento que escolheu, antecipadamente, no sistema emissor.

1 Documento elaborado pelo produtor da mercadoria exportada que contém, obrigatoriamente, informações sobre as características e componentes do produto e os processos de sua elaboração, permitindo a comprovação da origem do material no âmbito dos acordos vigentes.

2 Caso a Declaração Juramentada seja assinada por procurador, também apresente a cópia da procuração.


VANTAGENS DE EMITIR O CERTIFICADO DE ORIGEM IMPRESSO COM A FIESP (SISTEMA e-COOL)

Emissão online, objetiva, segura e ágil

O sistema emissor da Fiesp, e-COOL, possibilita o preenchimento do Certificado de Origem por meio de ferramenta disponível na web, intuitiva, em ambiente diariamente atualizado e com um tempo médio de emissão de até 24 horas.

Assistência técnica especializada e gratuita

Com a Fiesp, o usuário do sistema e-COOL usufrui, gratuitamente, de assistência oferecida pela nossa equipe de especialistas antes, durante e após a emissão do Certificado de Origem.
 

Qualidade reconhecida internacionalmente

Quando o assunto é Certificado de Origem, a Fiesp é referência. Por ser a primeira entidade do Brasil a oferecer sistema informatizado para emitir Certificado de Origem e equipe técnica altamente qualificada, a experiência em certificação se tornou sinônimo de credibilidade. Com isso, a Fiesp é frequentemente contatada por autoridades de países vizinhos para compartilhar a sua expertise no assunto.

Avaliação automática do cumprimento do regime de origem dos acordos

No sistema e-COOL, o usuário não precisa possuir experiência em acordos comerciais ou conhecimento sobre regras de origem. Com algumas informações básicas sobre o produto (classificação fiscal, dados dos insumos e processo produtivo), o e-COOL parametriza as regras de origem e apresenta, automaticamente, qual acordo comercial poderá ser utilizado.
 

Faturamento online

Com a Fiesp, os usuários não precisam comparecer a algum ponto de atendimento para realizar o pagamento da taxa de emissão. No e-COOL, o boleto para pagamento da taxa de emissão é encaminhado por e-mail após a emissão do documento.

Segurança e agilidade nos processos de análise e de emissão

As funcionalidades do sistema e-COOL minimizam os riscos de inconsistências e a emissão do Certificado de Origem ocorre em um prazo médio de 24 horas.
 

Migração de dados entre sistemas

A Fiesp possibilita a transmissão de dados entre o sistema da empresa e o e-COOL, otimizando o envio de Declarações Juramentadas e de Certificados de Origem.

Ferramentas que propiciam inserções automáticas e eliminam ações repetitivas

O sistema e-COOL é dotado de ferramentas que otimizam o tempo do usuário. As possibilidades de duplicar informações semelhantes e preencher uma Declaração Juramentada para o maior número de acordos comerciais elegíveis são algumas delas.
 

Total controle no processo de certificação por meio de relatórios

Os relatórios disponíveis no e-COOL facilitam a gestão de fornecedores, operadores de comércio exterior e dos processos executados no sistema.

Presença em 43 pontos do estado de São Paulo

Por meio do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), o exportador possui a liberdade de escolher 43 locais de atendimento para obter assistência e emitir o Certificado de Origem.
 

Verificação online da autenticidade do Certificado de Origem emitido

Os Certificados de Origem do tipo impresso são identificados pela tecnologia QR-Code. Essa inovação, exclusiva da Fiesp, permite que a fiscalização aduaneira, ou qualquer outra pessoa com acesso à internet ou dispositivo leitor de códigos QR, avalie em tempo real se o documento é autentico e não trata-se de fraude.

Atualização diária das regras de origem dos acordos comerciais

A equipe de especialistas da Fiesp monitora diariamente as regras de origem dos acordos com o propósito de manter o sistema e-COOL sempre atualizado. Essa atualização garante a emissão de Certificados de Origem de forma ainda mais segura, uma vez que minimiza o risco de emissão de um documento desatualizado ou com alguma inconsistência.
 

Apresentação automática das correlações das classificações fiscais

Outra facilidade oferecida pelo sistema e-COOL são as correlações das classificações fiscais. Alguns acordos utilizam nomenclaturas distintas da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM). O e-COOL apresenta, automaticamente, as demais classificações negociadas nos acordos comerciais. Para isso, basta o usuário indicar a NCM do produto exportado. Essa facilidade é mais uma segurança na emissão do seu documento.

Acesse o e-COOL, o sistema emissor de Certificado de Origem da Fiesp

www.certificadoecool.com.br

Av. Paulista, 1313
São Paulo - SP - CEP 01311-923
Telefone: 11-3549-4665
certificadodeorigem@fiesp.com.br