Pioneirismo e Inovação em Certificação de Origem

Saiba mais

O QUE É O CERTIFICADO DE ORIGEM?

O Certificado de Origem é um documento que concede tratamento preferencial às operações para países com os quais o Brasil possui acordos de comércio. O objetivo desse documento é atribuir competitividade aos exportadores brasileiros, por meio da redução ou isenção do imposto de importação de seus produtos no destino, desde que as regras exigidas pelos acordos comerciais sejam atendidas.

Export

CERTIFICADO DE ORIGEM DIGITAL

O Certificado de Origem Digital (COD) é mais uma facilidade oferecida pela Fiesp e pelo Ciesp para que as exportações aconteçam de forma ainda mais rápida, segura e econômica. Desde maio de 2017, o Brasil e a Argentina aceitam CODs (amparados pelos acordos nº 14 e 18) e, em abril de 2018, os CODs passaram a ser aceitos também para operações entre o Brasil e o Uruguai (amparados pelos acordos nº 02 e 18). Neste sentido, a tendência é cada vez mais países aderirem a este formato de emissão eletrônica do Certificado de Origem.

Saiba mais
 

CERTIFICADO DE ORIGEM IMPRESSO

Na modalidade de emissão impressa (em papel), o usuário do sistema e-COOL da Fiesp também conta com os mesmos recursos oferecidos na modalidade 100% digital. No entanto, é necessário que o usuário compareça a uma unidade de atendimento para concluir a emissão do Certificado de Origem, ou seja, autenticá-lo.

Saiba mais

ABRANGÊNCIA

POSSO EMITIR CERTIFICADO DE ORIGEM PARA QUAIS PAÍSES?

 

VANTAGENS DE EMITIR O CERTIFICADO DE ORIGEM COM A FIESP (SISTEMA e-COOL)

Emissão online, objetiva, segura e ágil

O sistema emissor da Fiesp, e-COOL (www.certificadoecool.com.br), possibilita ao usuário preencher o Certificado de Origem por meio de ferramenta disponível na web, intuitiva, em ambiente diariamente atualizado e com um tempo médio de emissão de até 24 horas.

Assistência técnica especializada e gratuita

Com a Fiesp, o usuário do sistema e-COOL usufrui, gratuitamente, de assistência oferecida pela nossa equipe de especialistas antes, durante e após a emissão do Certificado de Origem.
 

Qualidade reconhecida internacionalmente

Quando o assunto é Certificado de Origem, a Fiesp é referência. Por ser a primeira entidade do Brasil a oferecer sistema informatizado para emitir Certificado de Origem e possuir equipe técnica altamente qualificada, a experiência em certificação se tornou sinônimo de credibilidade. Com isso, frequentemente a Fiesp é contatada por autoridades de países vizinhos para compartilhar sua expertise no assunto.

COMO EMITIR O CERTIFICADO DE ORIGEM?

Nunca foi tão fácil emitir Certificado de Origem.

Após o cadastro no sistema emissor da Fiesp, e-COOL ( www.certificadoecool.com.br), o exportador obtém o documento em apenas 3 etapas:

  1. 1

    Preenchimento da Declaração Juramentada1: cadastro do produto por meio de uma Declaração Juramentada. Trata-se de uma exigência dos acordos comerciais. Ou seja, só deve ser preenchida para Certificados de Origem Preferenciais. Não é necessário preencher a Declaração Juramentada para o Certificado Comum (Certificado Não Preferencial);

  2. 2

    Preenchimento do Certificado de Origem: após a aprovação da Declaração, o usuário deverá preencher o Certificado de Origem com base dos dados de sua Fatura Comercial ( Commercial Invoice);

  3. 3

    Término da emissão: após a aprovação do Certificado de Origem, a conclusão de sua emissão estará muito próxima. Se optar pelo Certificado de Origem Digital, bastará realizar o download do arquivo. Caso opte pelo Certificado de Origem do tipo impresso, é necessário realizar as impressões da Declaração e do Certificado, anexar a Fatura Comercial e apresentar esses documentos, devidamente assinados2, no posto de atendimento que escolheu, no sistema emissor, para autenticação.

1 Documento elaborado pelo produtor da mercadoria exportada que contém, obrigatoriamente, informações sobre as características e componentes do produto e os processos de sua elaboração, permitindo a comprovação da origem do material no âmbito dos acordos vigentes.

2 Caso a Declaração Juramentada seja assinada por procurador, também apresente a cópia da procuração.


ONDE EMITIR O CERTIFICADO DE ORIGEM?

Para facilitar a sua logística, a Fiesp possui 43 pontos de atendimento estrategicamente localizados no estado de São Paulo. Por meio dessa capilarização, é possível emitir o Certificado de Origem em diversos locais do estado.

Com uma equipe de suporte altamente especializada e um local de atendimento perto de você, ficou mais fácil adquirir o seu Certificado de Origem.

Localize no mapa do estado de São Paulo o ponto de atendimento mais próximo de sua empresa.

Acesse o mapa

Av. Paulista, 1313
São Paulo - SP - CEP 01311-923
Telefone: 11-3549-4665
certificadodeorigem@fiesp.com.br