Acordo de Livre Comércio Mercosul e Egito no e-COOL

São Paulo, 11 julho de 2018

Considerando o cumprimento das metas estabelecidas pelos governos do Brasil e do Uruguai, foi assinada a ata sobre o fim da etapa piloto do Certificado de Origem Digital (COD) entre estes países.

Neste sentido, desde o dia 09 de abril de 2018, todas as empresas podem emitir Certificados de Origem Digitais para o Uruguai (amparados pelos acordos ACE nº 02 ou ACE nº 18).

O Certificado de Origem Digital elimina totalmente a necessidade da apresentação da via impressa do documento à aduana.

Para emitir COD’s no sistema da Fiesp (e-COOL), basta o usuário possuir um e-CPF (tipo A1 ou A3), selecionar a versão digital no momento da elaboração da Declaração Juramentada e do Certificado de Origem, assinar digitalmente estes documentos por meio do e-CPF e enviar o arquivo XML do COD, via e-mail, ao importador uruguaio. Este, por sua vez, deverá realizar o upload deste arquivo no sistema da aduana de seu país.

Acesse o e-COOL, o sistema emissor de Certificado de Origem da Fiesp

www.certificadoecool.com.br